
Ainda dá tempo de conferir os eventos que estão acontecendo nas bibliotecas públicas do estado da Bahia, promovidos pela Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA). A programação promovida pelo Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado (SEBP-BA), inaugurada em 4 de novembro, segue com a Exposição “Odé Kaioyodê” e a Semana Cultural Mãe Stella de Oxossi, iniciada em 17 de novembro, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Rua General Labatut – Barris – Salvador).
Na Biblioteca Anísio Teixeira (Av. Sete de Setembro, 105 – Centro - Salvador), acontecerá o IV Festival Curta Ypiranga, no próximo 19 de novembro, a partir das 8h30. Serão exibidos treze curtas-metragens produzidos por alunos do ensino fundamental e médio, com a temática Leituras Negras, que se baseiam nos livros Na minha pele, de Lázaro Ramos, Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, Ladeira da Preguiça, de Ivanildo Gonçalves, Um defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves e Olhos D'água, de Conceição Evaristo.
No mesmo dia 19, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Praça Conselheiro Almeida Couto, sn – Nazaré - Salvador) sediará a palestra “Salvador e África - da Diáspora Africana à Revolta dos Malês”, com o professor de História João Geraldo, que abordará as múltiplas formas de resistência e a luta dos negros escravizados pela liberdade. No auditório Jorge Conceição, a partir das 10h.
Em Itaparica, a Biblioteca Juracy Magalhães Junior (Av. Rui Barbosa, sn) realizará a Mesa de Conversa: Diálogos necessários – Lei nº 11.645/2008. Os professores João Faustino e Lucinaldo Reis, e o babalorixá do Terreiro Ilé Asé Olu Aye Azoany, Sérgio Nascimento, analisarão a aplicação da Lei que tornou obrigatório o ensino da História e da cultura negra nas escolas brasileiras. No auditório da Biblioteca, no dia 19 de novembro, a partir das 14h.
A Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Rua Adelaide Ferreira da Costa, sn, Costa Azul – Salvador) também participa do “Novembro Negro” com a palestra Relatos de Vida e Superação, ministrada pela doutora em Educação Iolanda Carvalho de Oliveira. O colóquio irá promover relatos de histórias inspiradoras de luta, resiliência e conquistas pessoais da. Dia 21 de novembro, às 10h30, no auditório da Biblioteca.
Na Biblioteca Juracy Magalhães Junior de Salvador (Rua Borges dos Reis, sn – Rio Vermelho), acontecerá o Workshop O que as palavras não contam? - Letramentos e resistência feminina em Conceição Evaristo. Conduzido pela Doutora em Ciência da Informação Bruna Lessa, o workshop propõe uma imersão no conceito de “escrevivência”, explorando as narrativas de mulheres negras como forma de resistência. Dia 27 de novembro, a partir das 15hs, no Espaço Caramuru.
O encerramento do “Novembro Negro”, dia 28 de novembro, será coroado com a Cerimônia de entrega da 3ª edição da ‘Campanha Cadê Minha Boneca Preta?’, na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior de Itaparica. O projeto se propõe a elevar a autoestima e a busca de sua própria identidade com a distribuição de bonecas a crianças em vulnerabilidade social, e é ao mesmo tempo uma forma de lembrar a persistência do racismo que precisa ser enfrentado com ações sociais efetivas. No Auditório da Biblioteca, a partir das 9hs.
A promoção do “Novembro Negro” faz parte da estratégia do Governo do Estado, que fomenta iniciativas que consolidem a cultura, a ancestralidade e a história do povo formador das raízes da Bahia, que se orgulha de ser o estado mais negro do Brasil.
Todos os eventos têm entrada franca e livre para todos os públicos.
Fonte: Ascom/FPC