Quarta, 08 de Outubro de 2025
21°C 39°C
Barreiras, BA
Publicidade

Estudantes da rede estadual da Bahia apresentam projetos em evento do MEC, em Brasília

Oito projetos de tecnologia social desenvolvidos por estudantes e professores das escolas da rede estadual da Bahia começaram a ser apresentados, n...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
08/10/2025 às 11h40
Estudantes da rede estadual da Bahia apresentam projetos em evento do MEC, em Brasília
Foto: Eduardo Aiache/GOVBA

Oito projetos de tecnologia social desenvolvidos por estudantes e professores das escolas da rede estadual da Bahia começaram a ser apresentados, nesta terça-feira (7), na 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF). O evento, que tem como tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”, segue até quinta-feira (9) e tem como objetivo integrar, divulgar e valorizar a Educação Profissional e Tecnológica, destacando práticas inovadoras desenvolvidas nas escolas públicas de todo o país.

A Bahia marca presença na SNEPT com um estande do Governo do Estado, onde estão expostos os projetos desenvolvidos por estudantes e professores da rede estadual. Ao todo, 25 representantes, entre alunos, docentes e gestores, participam do evento, que reúne iniciativas dos territórios de identidade do Sisal (NTE 4), Litoral Sul (NTE 5), Extremo Sul (NTE 7), Portal do Sertão (NTE 19), Sudoeste Baiano (NTE 20), Médio Rio das Contas (NTE 22) e Metropolitana de Salvador (NTE 26). As propostas foram criadas a partir dos cursos técnicos da rede, com foco em sustentabilidade, inovação e impacto social.

Durante a visita ao estande da Bahia, a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destacou a importância da presença dos alunos e professores no evento e o papel da Educação Profissional e Tecnológica na formação dos jovens. “É uma alegria enorme ver nossos estudantes e professores mostrando o que a Bahia tem produzido em termos de inovação e tecnologia social. Estes projetos refletem o compromisso da nossa rede com uma educação transformadora, que prepara os jovens para pensar soluções reais para o mundo. A presença deles, aqui, mostra a força e o talento dos nossos estudantes”, afirmou a secretária.

Entre os destaques está o projeto “Fome zero para os doguinhos”, dos estudantes Evelyn Correia, Elyabe Paiva, Luan Ramos, Matheus Santiago, Maria de Fátima Souza e Rebeca Santos, que foram orientados pelo professor Dênis Daltro, do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC) de Lauro de Freitas. O trabalho propõe o desenvolvimento de um comedouro automatizado para cães em situação de rua, movido a energia solar e programado para liberar porções de ração de forma controlada, sem a presença de humanos. “Para nós está sendo uma honra participar dessa experiência única, aprender coisas novas e receber críticas que nos ajudam a melhorar o projeto. Receber a Secretaria da Educação aqui também foi uma grande honra, eles foram super atenciosos e elogiaram nosso trabalho”, contou a estudante Maria de Fátima.

Outro projeto que está sendo apresentado é o “Rescue seeker: drone autônomo com IA para localização e identificação de vítimas em situações de desastre”, criado pelos estudantes Gregory Marques Ribeiro, Levi Lopes Gama Santos, Ezequiel da Silva Azevedo, Felipe Antônio Rios Barreto, orientados pelo professor Ivanildo Gomes da Silva, do Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho, localizado em Feira de Santana. A iniciativa propõe o desenvolvimento de um drone com Inteligência Artificial (IA) para localizar e identificar vítimas em desastres como enchentes, terremotos e incêndios, o que permitiria o monitoramento em tempo real e o envio de informações precisas às equipes de resgate, aumentando a eficiência e a segurança das operações.

O estudante Gregory Marques, 18 anos, falou sobre o SNEPT. "Está sendo uma experiência incrível. Ver o nosso projeto representando a Bahia e podendo contribuir com soluções que salvam vidas é muito gratificante”.

Confira os projetos da rede estadual que estão sendo apresentados na 5ª SNEPT:

BIOPALMA – CETEP de Araci (NTE 04)

AGROHIDRO – CEEP da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, em Arataca (NTE 05)

BIOPLÁSTICO – CETEP do Extremo Sul, em Teixeira de Freitas (NTE 07)

ECOTRANSFORMAÇÃO – CETEP de Medeiros Neto (NTE 07)

RESCUE – CEEP Áureo de Oliveira Filho, em Feira de Santana (NTE 19)

PAVSOLO – CETEP de Vitória da Conquista (NTE 20)

CHOCOMED – CETEP Médio Rio das Contas, em Ipiaú (NTE 22)

FOME ZERO DOGUINHO – CEEP em Tecnologia, Informação e Comunicação, em Lauro de Freitas (NTE 26)

Fonte: Ascom/SEC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários