A distribuição dos kits da Corrida e Caminhada Educação em Movimento começou, nesta terça-feira (14), na sede da Secretaria da Educação do Estado (SEC), e segue até sexta-feira (17). Para receber camisa, sacola sustentável, número de peito, viseira e barra de cereal, cada participante adulto (professores, funcionários e estudantes da rede estadual) entregou 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Programa Bahia Sem Fome. A ação integra a programação que antecede o evento, marcado para sábado (18), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e reforça o compromisso da SEC com saúde, integração e solidariedade.
No primeiro dia de entrega, o movimento foi intenso e marcado pelo engajamento da comunidade escolar. Servidora do setor de Patrimônio da SEC, Thailla Alemar destacou que a proposta vai além da prática esportiva. “A doação de alimentos amplia o impacto social da corrida e aproxima colegas em torno de uma causa comum”, avalia. Segundo Thailla, unir bem-estar, solidariedade e convivência fortalece os laços entre os diversos setores da Educação.
Entre os educadores, a participação também cresce, motivada pelo alcance do evento. A diretora do Colégio Estadual de Aratu, em Simões Filho, Fátima Carvalho, foi uma das primeiras a retirar o material. Ela contou que a mobilização deste ano foi impulsionada pelo entusiasmo da última edição, quando colegas e estudantes se sentiram parte de uma ação coletiva. Fátima ressaltou ainda que doar alimentos tem um significado especial diante da realidade de muitos alunos.
A iniciativa é promovida pela SEC, por meio do Programa de Atenção à Saúde e de Valorização do Professor e do Trabalhador (PASVAP), com participação simultânea dos 27 Núcleos Territoriais de Educação. Mais de 11 mil pessoas são esperadas na capital e interior. A coleta de alimentos e a preparação dos participantes reforçam o objetivo do evento, que integra hábitos saudáveis com responsabilidade social e promove a convivência entre profissionais da educação e estudantes.
Fonte
Ascom/SEC