Para promover o desenvolvimento sustentável da pesca na Baía de Todos-os-Santos, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Pablo Barrozo, se reuniu nesta quarta-feira (15) com representantes da ONG italiana Associação Voluntária Amici di Sardegna e da Fundação Baía Viva. O encontro aconteceu na sede da Bahia Pesca, em Ondina, e buscou aproveitar experiências bem-sucedidas da região da Sardenha, na Itália, para integrá-las às iniciativas em curso no Governo do Estado. Participaram do encontro o diretor-presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória, a presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez e os representantes da instituição italiana, Roberto Copparoni, Stefano Carboni e Antonella Montisci.
"Essa reunião marca mais um importante passo para fortalecer parcerias e promover projetos que irão agregar valor aos produtos da pesca, garantindo mais renda e desenvolvimento sustentável na Baía de Todos-os-Santos. Estamos unindo nossas experiências bem-sucedidas com as da ONG italiana para impulsionar novos projetos. Uma das grandes preocupações, inclusive, tem sido a desinteresse dos mais jovens em dar continuidade à atividade da pesca e precisamos mostrar, de forma conjunta, como fazer crescer toda a cadeia produtiva, com incentivo aos pescadores e marisqueiras e atração de investimentos em indústrias de beneficiamento para a região", afirmou o secretário, Pablo Barrozo.
O potencial da Ilha de Bom Jesus dos Passos e a possibilidade de realizar uma ação conjunta com marisqueiras e pescadores para o desenvolvimento da localidade foram alguns dos fatores que levaram Roberto Copparoni a escolher o local. Ele explicou que a associação realiza trabalho voluntário há 20 anos, em cooperação internacional com diversos países. “Os objetivos são comuns, nos âmbitos social, econômico e ambiental, em benefício do mar e do pescado”, afirmou. A ação contará também com a colaboração do Centro de Pesquisa Marinha da Sardenha, que realizará estudos sobre as espécies existentes na Baía de Todos-os-Santos, comparando-as com as da região italiana, com vistas ao intercâmbio de tecnologias.
Uma das primeiras iniciativas debatidas foi uma cooperação, através da Bahia Pesca, para realização de atividades da Usina de Beneficiamento de Pescado que será inaugurada na ilha de Bom Jesus dos Passos, em Salvador, que conta com apoio da Colônia de Pescadores Z3, a ser entregue nesta quinta-feira (16). O equipamento visa o aprimoramento das atividades pesqueiras voltadas para as marisqueiras e pescadores da região, para gerar emprego e renda e fortalecer as capacidades organizacionais e de gestão.
O diretor-presidente da Bahia Pesca apresentou os principais projetos desenvolvidos pelo órgão, considerando as diversidades existentes na pesca e aquicultura no estado. Dentre eles estão o Peixe Vivo, de distribuição de alevinos e orientação técnica aos produtores; o Elas à Frente da Pesca, para a capacitação e o protagonismo feminino no setor, o Tá na Rede, com produção de pescado, entrega de equipamentos de proteção e acompanhamento técnico; e o Bahia Ostra, para o fortalecimento da ostreicultura; além de centros de formação como a Fazenda Oruabo, experimental de camarões, em Santo Amaro, na região do Recôncavo. "Nos colocamos à disposição para colaborar no que for preciso para a realização desta iniciativa", afirmou Victória.
Já a presidente da Fundação Baía Viva declarou estar positivamente impressionada com as ações da Bahia Pesca para impulsionar o setor de pesca e aquicultura no estado. "Tenha a Fundação como aliada para contribuir com o trabalho de subsistência das comunidades das ilhas dos Frades e Bom Jesus dos Passos", declarou Isabela Suarez.
Fonte: Ascom/Seagri