A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Iraquara, participou, nesta quarta-feira (22), de uma palestra com o tema "Bullying e suas Implicações Legais" na Escola Municipal Integral Integrada Professora Nilda Maria Carvalho. A iniciativa buscou debater a prática do bullying dentro e fora do ambiente escolar, destacando os riscos e os malefícios que essa conduta pode causar.
A atividade, focada no público composto por crianças e adolescentes, abordou os graves impactos que o bullying gera nas vítimas, podendo levar a problemas de saúde mental, isolamento social, queda no desempenho escolar e, em casos mais severos, a consequências trágicas.
O delegado de Iraquara, Marcus Santa Bárbara, ressaltou a importância da intervenção das autoridades e da comunidade escolar e enfatizou que as ações de intimidação e agressão, mesmo que pareçam simples "brincadeiras", configuram violência e possuem consequências legais.
“O papel da Polícia Civil vai além da repressão. Nesses casos, a conscientização é a nossa ferramenta principal. É fundamental que a comunidade entenda que brincadeiras que causam sofrimento e intimidação caracterizam bullying, com repercussão na esfera penal. Assumimos a responsabilidade de levar informação para que os jovens e a sociedade compreendam os limites e as consequências de suas ações, prevenindo a violência e garantindo um ambiente de respeito mútuo”, destacou o delegado.
Fonte: Andrei Sansil / Ascom PCBA