Quinta, 23 de Outubro de 2025
19°C 32°C
Barreiras, BA
Publicidade

Flica: secretária da Educação participa de roda de conversa sobre o Programa Bahia Literária

O Programa Bahia Literária, iniciativa das secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Cultura, será tema, nesta quinta-feira (23), às 14h, de uma...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
22/10/2025 às 16h06
Flica: secretária da Educação participa de roda de conversa sobre o Programa Bahia Literária

O Programa Bahia Literária, iniciativa das secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Cultura, será tema, nesta quinta-feira (23), às 14h, de uma roda de conversa, na Fundação Hansen Bahia, durante a Feira Literária Internacional de Cachoeira (FLICA).  O encontro busca debater a importância da iniciativa que reconhece a leitura como prática essencial para a formação de cidadãos críticos e transformadores e busca consolidar o acesso ao livro e à literatura como política pública permanente e contará com a participação da titular da SEC, Rowenna Brito.      

Criado em 2024, o Programa Bahia Literária prevê a realização de 81 feiras e festivais até 2026, contemplando três projetos em cada um dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) do Estado. Apenas até o último mês de setembro, foram 45 atividades que movimentaram salas de aula e comunidades, com investimento de R$ 24,3 milhões do governo estadual. A SEC e a Secult, através da Fundação Pedro Calmon (FPC), garantem apoio financeiro e logístico, assegurando a presença de estudantes e professores da rede pública nos eventos.

Ainda estarão presentes à mesa de conversa, o secretário da Cultura, Bruno Monteiro; o diretor-geral da FPC, Sandro Magalhães; o jornalista e escritor Ricardo Ishmael; a jornalista e escritora Maíra Azevedo (Tia Má); e o escritor Anderson Shon.

Estudante

Realizada entre 23 e 26 de outubro, a 13ª edição da FLICA vai contar com mais de mil estudantes da rede estadual que participam com apresentações de teatro, dança, canto, literatura, fanfarra, capoeira e outras expressões artísticas.

As produções são resultado de projetos estruturantes desenvolvidos ao longo do ano e reforçam o protagonismo juvenil e o papel da escola pública como espaço de criação. Professores escritores também marcam presença com o lançamento e a exibição de suas obras no evento.

Fonte: Ascom/SEC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários