As dez ideias vencedoras do concurso Lentes Livres, que vai premiar soluções criativas e inovadoras para o desenvolvimento sustentável da Chapada Diamantina, serão apresentadas pelo Governo do Estado da Bahia no dia 14 de novembro, às 9h, em cerimônia de premiação que acontecerá em Lençóis, na Casa e Memorial Afrânio Peixoto. O evento será aberto ao público, com a presença de autoridades estaduais e municipais, além de representes dos 45 municípios que compõem a Zona Turística da Chapada Diamantina.
Realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), com apoio da Secretaria de Turismo (Setur) e participação das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Cultura (Secult), o concurso de ideias tem como objetivo incentivar a criação de soluções inovadoras nas áreas de Turismo, Cultura e Meio Ambiente para a Chapada Diamantina, fortalecendo a participação e o protagonismo local.
O edital Lentes Livres destinou-se aos 45 municípios que compõem a Zona Turística da Chapada Diamantina, com cerca de 773 mil habitantes, e recebeu 134 propostas que se destacaram pela criatividade, sustentabilidade e impacto social. Todas irão compor um banco de ideias que a SEI divulgará em breve. E as dez melhores ideias vão receber prêmios que variam de R$ 1,5 mil a R$ 10 mil.
Estarão presentes no evento os vencedores da edição 2025 do Lentes Livres, que irão apresentar suas propostas: Aislaine Oliveira Miranda (Seabra), com a ideia "Chapadapass: O Passaporte da Chapada Diamantina"; Graziele Thiele de Macedo Farias (Palmeiras), com "Mulheres da Terra: Escola de Saberes da Chapada"; Marilin Novak (Lençóis), com "Cidade Gratuita a Pé (Cigapé)"; Raissa Macedo de Castro (Andaraí), com "Chapada Acessível: Histórias que se Ouvem, que se Veem"; Maria Medeiros da Silva (Mucugê), com "Chapada Acessível: Trilhas Sensorialmente Inclusivas"; Karinna Rachel Coelho de Oliveira Almeida (Ibicoara), com "Koré: Cultivo Regenerativo de Cogumelos e Agroturismo Sustentável na Chapada Diamantina-BA"; Sara Alves Ribeiro (Lençóis), com "Raízes Vivas: Conectar, Aproximar e Expandir"; Fábio Lima Braga de Jesus (Rio de Contas), com "Reserva Florestal Toca do Tatu: Educação e Conservação Reconectando Pessoas à Natureza"; Ana Cristina Ramos Collier (Iraquara), com "Papelticumbum"; e Igor Sales Lago (Lençóis), com "Observatório e Tour Astronômico da Chapada Diamantina".
O concurso é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, por meio da SEI, autarquia da Secretaria do Planejamento, e integra as ações de estímulo à inovação e à participação cidadã no planejamento regional, valorizando o olhar e o protagonismo da população local na construção de soluções sustentáveis para a região.
O quê:Cerimônia de premiação do concurso Lentes Livres
Quando:14 de novembro, às 9h
Onde:Casa e Memorial Afrânio Peixoto, Lençóis (BA)
Fonte: Ascom/SEI