Quarta, 08 de Outubro de 2025
21°C 39°C
Barreiras, BA
Publicidade

Primeiro bloco da delegação baiana inicia disputas dos Jogos Escolares Brasileiros 2025 em Uberlândia

O bloco um da Bahia nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025 inicia as disputas na maior competição escolar de 12 a 14 anos do país nesta terça-...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
07/10/2025 às 17h01
Primeiro bloco da delegação baiana inicia disputas dos Jogos Escolares Brasileiros 2025 em Uberlândia
Foto: Maurício Viana - Ascom/Sudesb

O bloco um da Bahia nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025 inicia as disputas na maior competição escolar de 12 a 14 anos do país nesta terça-feira, (07(, em Uberlândia, Minas Gerais. São 66 estudantes atletas da rede pública e particular da capital e do interior do estado que irão competir nas modalidades de badminton, futsal, natação, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia até o domingo (12) com o apoio do Governo do Estado da Bahia.

Ao todo, 247 pessoas irão compor toda a delegação da Bahia nos JEBs 2025 entre os dias 05 e 28 de outubro. Elas representam 22 cidades do estado baiano: Amargosa, Aporá, Camaçari, Candeias, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Feira de Santana, Iguaí, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Lençóis, Mata de São João, Nova Canaã, Pojuca, Porto Seguro, Remanso, Salvador e Uruçuca.

Interior do Estado –As primeiras modalidades já estão sendo disputadas, com um grande número de atletas que estreiam em competições nacionais. Nicollas Xavier, 13, do Centro Educacional Eleutheria, em Aporá, na região do agreste baiano, conta sobre sua experiência após disputar torneios estaduais de badminton. Ele estreou nesta terça-feira (07) com Ananda Andrade, 14, de Salvador, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Uberlândia. Apesar da derrota, está esperançoso na categoria individual e dupla masculina.

“Está sendo uma experiência muito boa em jogar com novos adversários. A primeira partida na dupla mista não foi tão boa pelo nervosismo, mas estou mais esperançoso nas categorias individual e duplas masculinas. Ver uma competição tão grandiosa no nível técnico me motiva a querer conquistar bons resultados neste ano e voltar no ano que vem”, conta Nicollas, que segue com Walace Silva, também de Aporá; e Ananda e Nathalia Molina, de Lauro de Freitas, ambas do Colégio Sartre, nas disputas até o dia 10 de outubro.

O interior também segue forte com a dupla masculina do vôlei de praia, de Irecê, com Luândson Pinho, 14, e Pedro Martins, 14, ambos da Escola Municipal Prof. Maria das Graças, nas quadras de areia do Complexo do Parque do Sabiá; e o futsal masculino do Colégio GEO de Juazeiro.

Luiz Octávio Torres, 14 anos e ala do time, comenta as expectativas. “Minha primeira participação nos JEBs. É muito massa representar a Bahia e minha cidade de Juazeiro. A experiência está boa demais, e a nossa expectativa é ser campeão sempre, seguindo o histórico da Bahia e de Juazeiro no futsal escolar.”

Força da capital –Quem vem busca de mais conquistas para a Bahia, repetindo o feito da edição de 2024, quando levou 19 medalhas (três ouros, sete pratas e nove bronzes) de volta ao estado, é a natação. O treinador da equipe, George Cunha, garante que a torcida pode ficar animada neste ano com a natação, inclusive, com possibilidade de medalha no primeiro dia no Parque Aquático João Bittar Junior.

“Já neste primeiro dia, nas baterias eliminatórias, nos classificamos para cinco finais, com destaque para Felipe Viana, que tem chances de ganhar medalha de ouro depois de bater o recorde baiano na prova. Além dele, temos Gabriela, Apolo, Sofia e Manuela. A Bahia sempre é referência da natação no país. Vamos para cima já neste primeiro dia”, comenta George.

Bahia nos JEBs 2025 –A delegação é completa pelo time do futsal feminino do Colégio Integral, de Salvador, que acumula diversas participações no certame nacional e uma medalha de bronze na série cobre do ano passado, que irá jogar no Clube SESI Gravatás; a dupla feminina do Colégio Salesiano, também da capital baiana, no vôlei de praia, composta por Larissa Castro, 12, e Thainá Correia, 12; e os estudantes-atletas do tênis de mesa Clara Onofre, 14 - que participou dos Jogos da Juventude 2025 em Brasília no mês passado -, Thiago Silva, 13, e Marcelo Silva, 13, no Itororó Park Club.

Já o voleibol de quadra contará com duas equipes da capital: o Colégio Militar de Salvador, no naipe masculino; e o Colégio Marista, no naipe feminino. Elas disputam a primeira fase da competição, respectivamente no Ginásio Poliesportivo Luizote de Freitas e no tradicional clube da cidade do triângulo mineiro – o Praia Clube, um dos maiores em extensão da América Latina.

A Bahia será representada por 189 atletas nos três blocos: 66 no primeiro; 54 no segundo (atletismo, ginástica rítmica, judô e taekwondo) e 69 no terceiro (basquete, ginástica artística, handebol, karatê, wrestling e xadrez) – além de 33 técnicos e mais 25 membros da delegação. Eles participam do torneio com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada  à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Jogos Escolares Brasileiros 2025 –O evento, promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), vai reunir mais de 10 mil pessoas, entre atletas, árbitros e comissão técnica, de todas os estados e do Distrito Federal em Uberlândia/MG. A abertura oficial do evento será nesta terça-feira, às 19h30, no Ginásio do Sabiazinho. Ao todo, 12 equipamentos esportivos serão utilizados como locais de competição.

Fonte

Ascom/Sudesb

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários