Quinta, 16 de Outubro de 2025
21°C 38°C
Barreiras, BA
Publicidade

Em encontro com secretário nacional da Segurança Pública, governador reafirma compromisso com o fortalecimento da segurança de…

Nesta quarta-feira (15), o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, para alinha...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
16/10/2025 às 09h42
Em encontro com secretário nacional da Segurança Pública, governador reafirma compromisso com o fortalecimento da segurança de…
Foto: Matheus Landim/GOVBA

Nesta quarta-feira (15), o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, para alinhar ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da segurança na Bahia e no país.

“Estamos concluindo uma agenda com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, na qual realizamos hoje a entrega de armas não letais e viaturas, em parceria com o Governo Federal. Nós estamos fortalecendo a infraestrutura da nossa segurança pública, para garantirmos a paz e a segurança que o Estado tanto almeja”, indicou o governador.

“Falamos bastante de segurança pública, mas mais do que isso, falamos da construção e consolidação de uma política de segurança cidadã, que respeite os direitos humanos e, ao mesmo tempo, seja o suficiente e traga melhoria de vida para a população da Bahia e brasileira”, afirmou o secretário nacional.

Entre os temas discutidos na reunião, estiveram o uso de câmeras corporais por policiais, a responsabilidade nas operações, capacitação e treinamento das forças de segurança, além de iniciativas de prevenção, como a educação para afastar jovens da criminalidade, que integram os investimentos do governo estadual na área. O encontro também destacou a importância da parceria com os municípios e do Programa Bahia pela Paz.

“Hoje foi feita a adesão a projetos nacionais importantes do Ministério da Justiça, mas também investimentos em entregas de viaturas e equipamentos para melhor atuação do nosso profissional de segurança pública e a gente segue fortalecendo essa integração e melhorando cada vez mais a segurança da nossa população”, destacou o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner.

“É muito importante para nós o alinhamento com o governo do presidente Lula, no sentido de trabalhar no enfrentamento ao crime organizado. Então, foi uma agenda muito importante de reforço à parceria no campo da investigação, de reafirmação do compromisso com os direitos humanos, de combate aos abusos por parte de qualquer servidor público e de defesa do sistema de câmeras corporais como um instrumento importante para a garantia da legalidade”, explicou o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas.

Para a diretora do Sistema Único de Segurança Pública, Isabel Figueiredo, a estadia na Bahia foi muito produtiva para o setor, com ações relacionadas à nova carteira de identidade, ao projeto de câmeras corporais, à adesão do Estado ao programa de qualificação do uso da força e à entrega de equipamentos.

“Foi uma reunião que encerrou com chave de ouro uma semana de uma parceria muito profícua do Governo Federal com o Governo da Bahia. Saímos muito satisfeitos com o trabalho que o governador Jerônimo vem desenvolvendo, com a clareza e concordância de princípios de fortalecimento de instituições policiais profissionalizadas, qualificadas, técnicas e respeitadoras da cidadania e dos direitos humanos”.

O encontro foi realizado no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo, em Salvador.

Educação integral como estratégia de prevenção à violência

Após a reunião com o governador Jerônimo Rodrigues, a comitiva governamental visitou o Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, em São Cristóvão, reforçando a centralidade da educação integral como estratégia de enfrentamento à violência e promoção da cultura de paz na Bahia.

Para Felipe Freitas, “a escola de tempo integral é um território de proteção social e de construção de oportunidades, que integra o conjunto de ações do Programa Bahia pela Paz. Quando o Estado investe na formação integral de crianças e adolescentes, investe também em uma política duradoura de prevenção à violência”.

As iniciativas reforçam o eixo de prevenção social da violência do Bahia pela Paz, que articula políticas de educação, cultura, segurança e justiça para reduzir vulnerabilidades e fortalecer vínculos comunitários. As escolas de tempo integral são espaços concretos de aliança entre a política de segurança pública e a política educacional, promovendo o desenvolvimento humano e a paz nos territórios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários