Sob a articulação da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), instituições que trabalham no enfrentamento à violência doméstica na região de Paulo Afonso, no nordeste da Bahia, se reuniram nesta quarta-feira (15), para tratar da criação e alinhamento de fluxos de atendimento às ocorrências envolvendo mulheres em situação de violência, com foco nos casos de descumprimento de medidas protetivas de urgência.
O encontro, realizado no auditório da DEAM, teve como objetivo fortalecer a atuação integrada da rede de proteção e definir encaminhamentos mais ágeis e eficazes para as denúncias recebidas.
Participaram da reunião representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, através do Comando Regional e do 20º Batalhão, da Ronda Maria da Penha, do Centro Integrado de Comunicações (CICOM), da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e do Ministério Público.
Para a delegada titular da Deam, Mirela Santana Matos Ventura, a construção de respostas conjuntas é essencial para a proteção das vítimas. "A rede só se fortalece quando há integração e compromisso entre os atores envolvidos. A criação desses fluxos é um passo essencial para garantir que nenhuma mulher fique desassistida diante da violência", destacou a delegada.
A definição dos novos fluxos representa um avanço na atuação conjunta dos órgãos, promovendo maior acolhimento às vítimas e reforçando o compromisso da Polícia Civil e das instituições parceiras com a prevenção e o combate à violência contra a mulher na região.
Fonte: Andrei Sansil / Ascom PCBA